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EMILIA GALOTTI
De GOTTHOLD EPHRAIM LESSING
Encenação NUNO M. CARDOSO
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EMILIA GALOTTI
De GOTTHOLD EPHRAIM LESSING
Encenação NUNO M. CARDOSO
M/12
110 min
O olhar e o toque
A viagem. A mudanca de território. A paisagem impossível.
Partir de Lessing – o autor do Iluminismo, da Idade da Razão –, da proposta de uma infinitude até Deus para regressar de novo ao Homem. Aqui, Emilia Galotti. Num retorno ao passado. A Roma. A Roma Antiga. (…)
Aqui, Emilia Galotti. Hoje! Alguém que decide que para ser livre tem de morrer! Livre da violência da Sedução, livre da violação psicológica. Livre do Poder.
Partir de Lessing para regressar a um passado existencial, o da criação, o da Memória. O regresso ao passado não vivido, ao passado de uma história, ao passado da própria existência. Construir a partir daí. (…)
Estilhaços. Mas não são estilhaços, são cordas relacionais. São vectores comportamentais. São linhas directoras de existência e de construção. As decisões impotentes de acção. As impossibilidades de concretização… Preconceitos! A possibilidade do Teatro!
A proposta aqui não é reproduzir a história, mas provocar respostas emocionais através da ilusão teatral. E a ilusão depende do uso das personagens, da trama e das paixões, emoções, sentimentos. De novo os valores e as virtudes, nesta história, nesta ficção.
O sentir. Sem amor. Sem perdão. Sem retorno. Sem vitória. Morte. O agradecimento final, sem desculpas e sem despedidas. Fim.
TRAGÉDIA BURGUESA!!!
Nuno M Cardoso
Com Deus por perto
Nuno M Cardoso dispôs se ao desafio de dar forma à narrativa iridescente dos desejos mortais que Emilia Galotti congrega, desafiando o senso e os limites (morais) do corpo – pelos ouvidos se entranham as palavras, cujo desatino que provocam está carregado da proximidade do corpo do libertino poderoso.
Com Deus por perto, o drama urdido por sucessivos golpes de teatro, uma peça considerada imperfeita, cuja imperfeição a aproxima das construções dramatúrgicas do nosso tempo. (…)
Nuno Carinhas
Esta peça é um repositório de inteligência, de sabedoria, de pontos de vista sobre o
mundo; nela se manifesta uma enorme cultura. Comparados com ela, nós voltamos a ser bárbaros.
J.W. Goethe
Teatro da Garagem, Anjos Urbanos (Cabeleireiros), Leroy Merlin
Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Nacional de Sao Carlos, Centro Cultural de Belém, ACCCA – Associacão Cultural Companhia Clara Andermatt, O Rumo do Fumo, Escola Superior de Teatro e Cinema, Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Carla Fritz, Jose Pedro Martins, Lícia Cunha, Maria José Cardoso, Valdemar Cardoso, Antonio Dias Barbosa, Rui Ferreira, D.Cacilda Ferreira da Silva, Luísa Kotsev, Cristina Carvalhal, Cucha Carvalheiro, Sónia Raquel Figueiredo, Marco Pereira, Rosana Afonso Ribeiro.
Teatro Carlos Alberto / Porto
28 Outubro a 8 Novembro de 2009
Ficha Artística
Tradução
João Barrento
Dramaturgia e encenação
Nuno M Cardoso
Interpretação
Albano Jerónimo, Ana Bustorff, Carlos Pimenta, David Santos, Dinarte Branco, Rita Calçada Bastos, Teresa Tavares (e Teresa Sobral em substituição de Ana Bustorff por doença)
Cenografia
Paulo Capelo Cardoso
Figurinos
Carlota Lagido
Desenho de luz
Rui Simão
Música
VortexSoundTech (Miguel Pereira)
* A gravação dos temas musicais contou com a participação de Sílvia Alves (violoncelo)
Apoio Vocal e elocução
João Henriques
Direcção de Produção
Joana Cordoeiro
Produção executiva
Joana Neto
Desenho de projecto (cenografia)
Manuel Cerveira Pinto, Renato Brito
Construção e montagem de cenografia
Carlos Alexandre Silva, Hugo Paquete, Margarida Morais, Paulo Ferreira, Pedro Barbosa
Assistência de figurinos
Isabel Peres – Kusturicas
Teatro Carlos Alberto
Co-produção
O Cão Danado e Companhia + TNSJ